Devolveu

Influenciador entrega Capivara Filó para o Ibama

Agenor Tupinambá contou sobre a decisão em suas redes sociais

Agenor postou em sua rede social uma despedida para amiga
Agenor postou em sua rede social uma despedida para amiga |  Foto: Reprodução
 

O influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, contou em suas redes sociais sobre a partida da capivara Filó, na noite desta quinta-feira (27). Após uma jornada tentando manter a amiga mais perto, ele decidiu entregar o animal para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia+: 'Pai' de capivara viral no TikTok é multado pelo Ibama

Leia+: Tiktoker 'pai' de capivara ficará com ela após polêmica

Na publicação feita em seu Instagram, há uma ilustração do rapaz com sua amiga e “amada Filomena” no Rio referenciando um de seus vídeos, no qual ele e a capivara estão nadando juntos. No texto, Agenor conta que houve alguns equívocos inconscientes e também revela não ter ganhado dinheiro com a popularidade do vídeo, que já rendeu milhões de visualizações.

De acordo com ele, uma conciliação com o Ibama aconteceu para que Filó fosse introduzida com segurança em um bando de capivaras. 

Ao final do post, o influenciador diz: “Minha gratidão aos meus pais e irmãos, ao suporte jurídico que me foi concedido pela Deputada Joana Darc, aos amigos, seguidores e todos que me acompanharam até aqui. E finalmente a você, Filó. Eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja. Com amor e muita fé de que tudo vai dar certo, Agenor Tupinambá”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Agenor Tupinambá (@agenor.tupinamba)

Luisa Mell se pronuncia

Pouco antes de Agenor entregar Filó para o Ibama, a ativista Luisa Mell comentou em suas redes sociais sobre o caso e explicou sobre a necessidade de devolver Filó para a natureza. “Minha gratidão aos meus pais e irmãos, ao suporte jurídico que me foi concedido pela deputada Joana Darc, aos amigos, seguidores e todos que me acompanharam até aqui. E finalmente a você, Filó. Eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja. Com amor e muita fé de que tudo vai dar certo, Agenor Tupinambá”.

Logo depois ela seguiu questionando: “Porém, outra possibilidade que eu também considero, é ela continuar com ele. Mas, pra isso, eu acho que esse assunto tem que ser tratado com seriedade. Eu, por exemplo, não consegui as informações certas até agora. Quando ele vai pra universidade, como fica a capivara, onde ela fica, com quem ela fica? Ela fica presa em algum lugar ou ela fica totalmente solta? Se ela fica totalmente solta, como ela vai saber se proteger dos predadores? Ele tá disposto a ficar com ela 15 anos, mesmo sem poder postar?”.

Por fim, a ativista cobrou atitude do órgão governamental. “Eu acho que esses são os assunto que têm que ser discutidos, não essa gritaria na internet. E, mais uma vez: não pode postar, ele não pode postar, ninguém tem que poder postar. Ficar estimulando. Animal silvestre não é pet, não tem que ficar vestindo com roupinha e postando na internet. Isso estimula o tráfico. Ibama, queremos uma normativa para proibir todo mundo, não só ele. Que isso, sim, é justo”.

< 'Só contrata pretos, mulheres e homossexuais', diz ex-global Niterói-Manilha tem 8 km de engarrafamento na saída do feriadão <